Notícias

21

MAR 2016

Curso de Capacitação e Habilitação para Inserção, Utilização, Manutenção e Retirada do Cateter Venoso Central de Inserção Periférica - CCIP - PICC

Modalidade: Curso de habilitação teórico prático.
 
Público Alvo: Enfermeiros
 
Objetivos: Habilitar, Capacitar e Certificar profissionais enfermeiros para a realização de inserção, manipulação, manutenção, sistematização da assistência de enfermagem - SAE e retirada do Cateter Venoso Central de Inserção Periférica - PICC, bem como atualizar seus conhecimentos quanto a novas tecnologias a respeito dos cateteres para acesso venoso disponíveis no mercado, enfatizando o cateter central de inserção periférica (PICC).

Carga horária: 25 horas

Conteúdo Programático: Definição e Indicação de inserção do cateter. Legislação. Revisão de Anatomia e Fisiologia. Características do Sangue. Revisão de Farmacologia. Fundamentos para inserção e Manutenção do PICC: Tipos de PICC: Materiais, Calibres/lúmens, Tecnologias, Geometria e comprimento; Punção Guiada por Ultrasson; Procedimento de Inserção e Manutenção; Contraindicações. Módulo Prático: Mensuração do Paciente; Técnica de punção direta; Técnica de Séldinger Modificada; Curativo e Fixação; Complicações; Acompanhamento Diário; Hemocomponentes e Exames Laboratoriais; Documentação / Sistematização; Avaliação do PICC no Raio X; Remoção do PICC.

Investimentos: R$ 860,00

Local: Faculdade de Medicina do ABC. Avenida Príncipe de Gales, 821. Vila Príncipe de Gales. Santo André. São Paulo.

Inscrições: Centro de Estudos de Enfermagem.

Contato: ceembsp@fmabc.br.

Apoio: HEMOCAT.

Periodicidade: O curso é oferecido bimestralmente.

Fonte: FMABC